18.9.09

Conservação – Produtos para manter ou aumentar o PH do papel em HQ’S.

No artigo anterior apresentei as principais causas do amarelamento das edições, como a poeira, a gordura das mão, poluição, cigarro e principalmente devido ao ph ácido do papel. Apresentarei agora algumas soluções na redução do amarelamento.


Existe formas para reduzir a degradação mas não parar totalmente, e o processo de condicionar a edição em saco plástico não funciona 100% pois apesar de livrar da poeira não reduz o ph do papel.


O Make It Acid-Free Spray aumenta o ph do papel impedindo o amarelamento é utilizado principalmente em trabalhos artísticos com papel, no Brasil não encontrei fonte alguma de algum produto nacional disponível.










Há também os cartões BCW Backing Boards e outros tipos e marcas, que além de reduzir também ajuda a combater futuros amassos na revista pois apresenta alta gramatura.











E o chamado Microchamber Archival Paper é utilizado na parte da frente e na parte oposta da HQ para reduzir a acidificação.


Mas como estes produtos são todos americanos, já que o Brasil engatinha em termos de conservação das hq’s e por terem muito mais leitores, não existe esse tipo de material a venda aqui, o jeito é procurar algo similar.





Fonte: http://www.comicsupply.com/





2 comentários: