20.9.09

Conservação – Como reduzir o amarelamento das HQ’S?

Para a redução da acidificação das edições pode se tomar primeiro algumas medidas necessárias:

Manter um política sistemática de limpeza das HQ's e estante(s). A higienização do acervo possibilita identificar qualquer problema de início de contaminação do acervo por microorganismo e insetos, além de evitar o acúmulo de poeira. Examinar, atentamente, todo o material que for incorporado ao acervo da coleção. Tal exame é sumamente importante, pois evita a contaminação do acervo por revistas que já esteja em decomposiçã Limpar as revistas com pincel nas áreas da cabeça (parte de cima), no pé (parte de baixo) e na goteira (parte lateral). Deve-se segurar a HQ pelo centro com a lombada voltada para cima, para evitar que, durante o processo de limpeza, a poeira penetre por entre as folhas.

As edições que forem incorporados ao acervo devem ter prioridade no processo de higienização devem ser limpos individualmente, e folha a folha, forrando-se a mesa de trabalho com papel de tonalidade clara (branca de preferência) para possibilitar a identificação da sujidade removida Iniciar a higienização das estantes pela prateleira superior. A limpeza pode ser feita com o auxílio de um aspirador de pó doméstico, de flanela ou perfex. Essa limpeza é denominada de limpeza a seco, pois não utiliza vias aquosas de limpeza.

Trabalho de higienização das revistas e das estantes deve ser feito segundo escala de trabalho a ser estipulada. A princípio de 2 em 2 meses, de acordo com o tamanho do acervo. Depois de higienizada a edição deve ser condicionada entre 2 papéis alcalino (ph neutro ou maior) desta forma reduzirá a decomposição da edição, daí sim que vai para o plástico, mas devo lembrar que os grampos também causam o amarelamento das páginas principalmente em locais praianos onde a oxidação é maior, a melhor forma é retirando-os com cuidado.

Nunca use durex para selar o plástico, pois ele ajuda na acidificação das edições use fita mágica scotch pois é livre de ácidos.


Portanto realizando esses procedimentos seu acervo sempre se manterá em estado de novo, aumentando e não reduzindo o preço de sua coleção.







Breve postarei mais artigos para conservação, manutenção e qualificação de HQ’s.



Fonte: Noções Básicas de Conservação de Livros e Documentos (Maria Aparecida de Vries Mársico)




Nenhum comentário:

Postar um comentário