25.7.09

A falta da qualificação: grau de conservação de hq's no Brasil



Os colecionadores de quadrinhos enfrentam um grande problema, comprar uma edição em má conservação pelo preço de um nova, justamente porque não existe no país nenhuma forma oficial de se qualificar o estado de conservação da edição. O Brasil é um país que engatinha no mundo dos comics, com editoras pobres que vivem falindo e simplesmente socam 4 ou 5 edições originais em uma, obrigando assim ao quem compra ler mais histórias que não gosta do que gosta, e desta forma as edições já saem de fábrica muito má impressa com cortes nas bordas muito mau feitas as vezes meio rasgadas nos cantos superiores e inferiores esquerdo, e a pior de todas é quando a edição é setorizada ou seja a vai para as principais cidades do país e depois de recolhida vai para o resto do Brasil, só que os editores se esquecem que as edições já chegam no resto do país todas avariadas, e assim pagando pelo preço de uma edição nova.
Quantas vezes vocês já foram em alguma loja especializada e viram alguma edição antiga que gostariam de comprar e o preço estava extremamente caro e não estava em ótimas condições, a supervalorização de uma edição em ruim ou bom estado é muito comum em lojas ou vendedores mau informados. Será que temos má impressão, má distribuição, más lojas especializadas e maus vendedores? Não na verdade não , a má impressão e distribuição setorizada são devido a crise econômica do país, mas e se as editoras publicasem as edições em 32 páginas não sairia mais barato? E no caso dos vendedores e lojas são na verdade mau informados pois na verdade não existe informação nenhuma, mas aonde podemo encontrar alguma edição que mostre como qualificar em grau de conservação os quadrinhos? No Brasil não existe guia de Preços e nem muito menos como conservar ou qualificar as edições, o que existe é se a edição está em Ruim, Bom, Muito Bom, Ótimo e Excelente ou Estado de Banca ou seja nossa qualificação é uma piada.
Existe felizmente um forma de se aprender como qualificar as edições, buscando em sites estrangeiros ou simplesmente adquirindo o livro The Official Overstreet Comic Book Grading Guide (3° edição).
http://www.gemstonepub.com/archive/grading_guide/RH_GradingGuide.jpg

Se você concorda ou discorda ou simplesmente que contribuir com sua opinião sinta-se avontade pois este é um assunto que nós colecionadores precisamos discutir e achar uma forma de resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário